As sugestões e reclamações podem ser dirigidas à Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, ao Fórum local ou ao Corregedor da Justiça, sem a necessidade de representação via advogado. 1 - Ouvidoria-Geral É o canal de comunicação oficial entre a sociedade e o Poder Judiciário do Estado do Paraná e possui dentre outras atribuições a função de receber sugestões, reclamações, denúncias, críticas e elogios sobre as atividades de responsabilidade do Poder Judiciário e encaminhar tais manifestações aos setores administrativos competentes. O telefone de contato da Ouvidoria é 0800-200-1003. A Ouvidoria está localizada no 3º andar do Prédio Anexo ao Palácio da Justiça, Praça Nossa Senhora de Salette, sem número, Centro Cívico, CEP 89.530-912, Curitiba/PR. A comunicação pode ser realizada através de: I. Atendimento pessoal, no horário das 12h às 18h, com a apresentação da Carteira de Identidade (R.G.), e os documentos que comprovem os fatos alegados; II. Carta, remetida ao endereço supracitado; III. Formulário digital (acesso) ou; IV. Web app (acesso). 2 - Fórum local As sugestões e reclamações podem ser protocoladas diretamente no Fórum local. O telefone e o endereço do Fórum local podem ser acessados com a utilização dos seguintes links: telefones e endereços. 3 - Corregedor da Justiça As sugestões e reclamações podem ser apresentadas de forma física junto ao Centro de Protocolo Judiciário Estadual, Autuação e Arquivo Geral, localizado à Rua Mauá, n8 920 - Edifício Essenfelder, Sobreloja, Alto da Glória, Curitiba/PR, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, ou por meio eletrônico. A Corregedoria da Justiça está localizada no 9º andar do Prédio Anexo ao Palácio da Justiça, Praça Nossa Senhora de Salette, sem número, Centro Cívico, Curitiba/PR. Telefone de contato do Gabinete do Corregedor da Justiça: (41) 3200-3568. Portal do Foro Extrajudicial: extrajudicial.tjpr.jus.br